INSTITUTO
HALITOSE
INTERATIVIDADE
PROFISSIONAIS
CURSO MODULAR DE HALITOSE
cursos@institutodohalito.com.br
Julgamos que a formação curricular no ensino universitário sobre halitose, patologia prevalente na população brasileiras, apresenta várias lacunas. Daí que a grande maioria dos licenciados em Odontologia e Medicina , reconheça as suas limitações para tratar de forma eficaz e duradoura a halitose.
Alguns profissionais procuram solucionar o problema através do recurso a técnicas de higienização oral, terapêuticas periodontais e prescrição de enxaguatórios ou sprays“mascaradores” de venda livre nas farmácias. Estão descritos mais de 50 causas para a halitose, pelo que a abordagem periodontal isolada conduz a uma baixa percentagem de sucesso terapêutico. Os enxaguatórios, sprays e as vulgares pastilhas elásticas aromatizadas são mascaradores do hálito com eficácia limitada a algumas horas.
Atualmente, existe tecnologia que permite estabelecer um diagnóstico etiológico e, desta forma, instituir um tratamento eficaz a longo prazo. Sempre que se justifique, o paciente é orientado para uma consulta médica diferenciada.
A halitose está a tornar-se numa das áreas de intervenção mais promissoras da Medicina Dentária, uma vez que a melhoria das condições emocionais e sociais são cada vez mais valorizadas pelos pacientes.
Uma das metas do IH consiste na divulgação de cursos e ações de formação na área da halitose destinados a profissionais da área médica.
Em Juho de 2011 serão disponibilizados, neste site, o programa provisório e a ficha de inscrição. O curso será repartido em quatro módulos de dois dias cada um (às sextas-feiras e sábados). Com este curso, pretende-se capacitar os profissionais de saúde para o diagnóstico da halitose.
COMISSÃO CIENTÍFICA
Dr. Elson Simões Reis
Naturalidade e nacionalidade brasileiras.
Médico-Dentista pela Universidade Federal do Espírito Santo
Pesquisador Especializado em Halitose - Registro Ministério de Educação – MEC
Doutorando em Biologia Oral na U.S.C., São Paulo
Membro da International Society for Breath Odor Research
Membro da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas dos Odores da Boca (ABPO)
Fundador do Instituto do Hálito, Brasil
Fundador do Centro de Investigação do Hálito, Portugal
Dr. Jonas Davi Cameira Gonçalves Nunes
Naturalidade britânica, nacionalidade portuguesa
Médico-Dentista pela Universidade de Lisboa
Doutorando em Estomatologia na Universidade de Sevilha – Espanha
Membro da International Society for Breath Odor Research (ISBOR)
Membro da International Association for Breath Research (IABR)
Fundador do Instituto do Hálito, Brasil
Fundador do Centro de Investigação do Hálito, Portugal